Políticas Editoriais

FOCO E ESCOPO

A Revista Brasileira de Prática Jurídica tem como objetivo veicular os artigos de colaboradores nacionais e internacionais, para realizar uma intensa relação dialógica entre a prática forense e os estudantes, pós-graduandos e pós-graduados. Para além disso, busca-se publicizar especificamente, o trabalho realizado pelas divisões de assistência judiciárias, com os inúmeros questionamentos e dificuldades enfrentados no cotidiano forense. 

 

DIRETRIZES DA REVISTA

1) Objeto

Vinculada à Divisão de Assistência Judiciária (DAJ/UFMG), a revista restringe seu espaço aos trabalhos originais e inéditos que dialoguem com a temática geral da prática jurídica.

2) Regras

Normas para a Submissão dos Trabalhos

3) Forma de envio dos manuscritos

Envio pelo sistema de editoração no site da Revista ou, excepcionalmente, pelo e-mail revistadajufmg@gmail.com.

Arquivos em extensão .doc ou .docx

Envio de dois arquivos: o texto principal e uma folha de rosto, com a identificação dos autores.

Folha de rosto:

- título do trabalho;

- o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es);

- titulação acadêmica completa do(s) autor(es);

- profissão;

- instituição a que se encontra(m) vinculado(s) (mencionar apenas a principal, em caso de múltiplas instituições, destacando também aquelas em que componha o corpo docente de programa de pós-graduação, se for o caso);

- endereço de e-mail;

- endereço postal institucional (contendo indicação da Instituição de Ensino/Pesquisa, Unidade, Departamento, endereço, CEP, cidade, estado e país);

- telefone para contato, se for o caso

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O processo de seleção das contribuições submetidas à Revista Brasileira de Prática Jurídica, para publicação, são submetidas ao sistema de avaliação do Double Blind Peer Review, conferindo uma análise dos artigos sem identificação do autor, garantindo a idoneidade no processo de seleção tanto para os autores quanto para os avaliadores. 

Esgotado o prazo da chamada, todos os artigos recebidos são submetidos a uma análise prévia frente os critérios formais constantes na chamada.  Após concluída a análise prévia, todos os artigos que estejam condizentes com a linha editorial da Revista, que atendam aos critérios formais exigidos e que não sejam de autores convidados, são enviados, sem qualquer tipo de identificação, a dois professores doutores (vinculados a instituições de estados diversos daquele onde se encontra a instituição a qual é vinculado o autor) a fim de que emitam parecer fundamentado pela aceitação ou rejeição do artigo, conforme formulário próprio da Revista, enviado em anexo. 

Após a finalização do double blind peer review, o Conselho Editorial se reúne e decide quais os artigos, dentre aqueles com dois pareceres recomendando a publicação, serão publicados. Sendo assim, somente serão publicados artigos que recebam parecer favorável por parte dos revisores. Em todo caso, a decisão do  Conselho Editorial é final.

 

PERIODICIDADE

A Revista  Brasileira de Prática Jurídica tem periodicidade anual, ademais dos diversos números especiais que a Revista publica. 

 

TAXAS

A Revista Brasileira de Prática Jurídica não cobra taxas para a submissão ou publicação de artigos, nem pelos processos de avaliação, revisão ou download.