O REFLEXO DO ESTADO DE VULNERABILIDADE:

a coculpabilidade como via para mitigar a seletividade do direito penal

Autores

  • João Pedro Fideles de Deus e Silva Escola Superior Dom Helder Câmara
  • Daniele Pabline Sousa Costa Escola Superior Dom Helder Câmara
  • Edwiges Carvalho Gomes Escola Superior Dom Helder Câmara

Palavras-chave:

Direitos sociais; vulnerabilidade; coculpabilidade; Direito Penal.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo investigar a aplicabilidade da teoria da coculpabilidade no Direito Penal brasileiro, tendo por base a realidade socioeconômica do país. Analisa-se, em um primeiro momento, a concretização dos direitos sociais pelos quais o Estado brasileiro se responsabilizou a partir da CF/88. Construída essa base, investigou-se a relação entre a falta de acesso a direitos sociais e a criminalidade, por meio da Teoria da Anomia, de Robert Merton, e da Teoria da Vulnerabilidade, de Zaffaroni. Com base nisso, se constatou que aqueles que têm seus direitos não assegurados encontram-se em estado de vulnerabilidade maior, o que os torna mais suscetíveis ao poder punitivo do Estado, gerando o fenômeno da seletividade no Direito Penal. Além disso, analisou-se brevemente alguns dos argumentos usados na jurisprudência do STJ para negar a aplicação da coculpabilidade enquanto atenuante inominada. O estudo foi desenvolvido com metodologia jurídico-social e raciocínio dialético, com técnicas de pesquisa teórica. Concluiu-se que, apesar da resistência da jurisprudência, na dosimetria da pena deve-se considerar as circunstâncias sociais concretas do réu como um coeficiente de correção da seletividade do sistema penal, sobretudo no Brasil, país profundamente marcado pelas desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Daniele Pabline Sousa Costa, Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduanda em Direito, modalidade Integral, e integrante do Grupo de Iniciação Científica Direito e Tecnologia da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Edwiges Carvalho Gomes, Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduanda em Direito, modalidade Integral, e integrante do Grupo de Iniciação Científica Direito e Tecnologia da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Publicado

2022-10-13